Logotipo Boa Vista Serviços
     

Banner


Prefeitura de Cajati incentiva o uso de máscara contra a COVID-19

Para diminuir as chances de transmissão da COVID-19, a orientação dos profissionais da saúde da Prefeitura de Cajati é: a máscara deve ser utilizada. Essa também é a recomendação do Ministério da Saúde. A medida deve ser seguida por quem precisa sair de casa, como comerciantes ou moradores, mesmo que estejam com a saúde em dia. “As máscaras, se bem utilizadas, podem ajudar a evitar o contágio pelo novo Coronavírus”, afirma o médico e diretor técnico do Comitê de Gerenciamento de Crises (CGC) para o enfrentamento ao novo Coronavírus, Dr. Ricardo Antônio Rockenbach.

Entretanto, para que o uso da máscara seja eficaz, são necessários alguns cuidados, desde a sua colocação até o retorno para casa. Também é importante saber quais os tipos de máscaras que devem ser descartados ou higienizados e como fazer essa limpeza.

Quais máscaras são indicadas?

Pessoas saudáveis e que precisam sair de casa para trabalhar ou alguma atividade, podem produzir as próprias máscaras de tecido, que ajudam a evitar a doença. Podem ser feitas em casa com algodão, tricoline ou TNT.

Como deve ser a colocação e o uso da máscara?

Antes de colocar a máscara, é necessário fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%. A máscara deve cobrir a boca e o nariz e depois de colocada, evitar tocá-la. A sua utilização é recomendada por um tempo máximo de duas horas ou até que fique úmida e, depois disso, é indicado fazer a substituição por outra.

Como deve ser retirada e higienizada?

Para retirar a máscara, também é importante higienizar as mãos e fazer a remoção pelos elásticos, sem tocar o tecido. Pode ser higienizada com água e sabão, hipoclorito de sódio ou água sanitária e deixada de molho por 30 minutos. Depois deve ser enxaguada com água corrente e novamente lavada com água e sabão. A higiene das mãos também deve ser feita após terminar de lavar a máscara. Depois de estar completamente seca, a recomendação é passar com o ferro de roupas em temperatura quente e, em seguida, guardá-la em um saco plástico ou de papel para evitar uma possível contaminação até o próximo uso.

Os profissionais da saúde lembram que, mesmo com o uso das máscaras, é importante manter as medidas de prevenção ao novo Coronavírus, como lavar sempre as mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca e manter o distanciamento social de 2 metros.

O Ministério da Saúde publicou algumas orientações sobre como fazer a máscara em casa sem precisar de máquina de costura. Para saber como, basta clicar no link: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus.

Os médicos lembram que as máscaras cirúrgica e N-95 sejam de uso exclusivo dos profissionais da saúde e pacientes suspeitos ou com o novo Coronavírus e deve ser descartada após o uso.

 

Fonte: https://www.cajati.sp.gov.br/noticia/3439/prefeitura-de-cajati-incentiva-o-uso-de-mascara-contra-a-covid-19/


PUBLICIDADES

PARCEIROS

Boa Vista SCPC
AECOM NO FACEBOOK

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a Sexta-feira
08:00 às 18:00

Sábado
09:00 às 13:00